Você já reparou na diferença que uma vírgula pode fazer? Ela é capaz de mudar o rumo de uma guerra, o sentido completo de uma frase, de condenar e absolver pessoas, enfim, de causar danos irremediáveis.
Observando o grande poder e importância que possui esse tão singular símbolo de nossa escrita, resolvi então compartilhar um exemplo disso com vocês, inclusive do lado, na imagem, é possível visualizar já alguns exemplos em que a vírgula faz toda a diferença, daí a importância de se dominar bem a gramática e saber onde se deve ou não colocar uma vírgula.
Conta-se que certa feita um homem muito rico, sentindo-se mal, pediu a alguém papel e uma pena, e assim escreveu:
"Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres".
Entretanto, antes que pudesse ele fazer a devida pontuação, faleceu sem dar nenhuma dica da correta "interpretação" da frase escrita. O que resultou, claro, numa grande confusão, afinal, quem seria o sortudo escolhido como único herdeiro da fortuna dele?
Diante do impasse, cada um dos citados no papel fizeram suas interpretações do escrito, pontuando-o das seguintes formas:
O sobrinho: "Deixo meus bens a minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres".
A irmã: "Deixo meus bens a minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres".
O padeiro: "Deixo meus bens a minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres".
Os sócio-financeiramente desprivilegiados (pobres): "Deixo meus bens a minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro? Nada! Dou aos pobres".
Vemos, portanto, através deste simples exemplo a diferença que pode fazer uma vírgula, por isso, vale a dica: cuidado onde vai colocar sua próxima vírgula!
Poste seus comentários! Qualquer crítica ou opinião é válida, mesmo que tenha apenas uma frase! Seja benvindo e volte sempre! Abraços.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir"grande axioma da vida O TESOURO DE BREZA":QUANDO VOU TER?? NÃO É IMPORTANTE MAS SIM NO QUE VOU ME TRANSFORMAR; "NÃO É QUANTO VOU GANHAR MAS SIM QUANTO VOU APRENDER" ..E AI O AXIOMA DA VIDA PARA TER MAIS AMANHA VOCÊ PRECISA SER MAIS DO QUE É HOJE (Jin Robn) SE VOCÊ NÃO MUDAR QUEM VOCÊ É VOCÊ CONTINUARÁ TENDO O QUE SEMPRE TEVE OU "FAZER AS COISAS CERTAS E NÃO CERTAS COISAS" ........ 1BOM2O15 A VOCÊ! timTIM (PS. ME´CORRIJA?)
ResponderExcluir