terça-feira, 7 de dezembro de 2010

MENSAGEM SUBLIMINAR NA BIBLIOTECA MUNICIPAL?

Biblioteca Municipal de Campina Grande (Paraíba)
Mensagens subliminares são estímulos visuais ou auditivos produzidos abaixo do limiar da consciência, mas que produzem efeitos na atividade psíquica humana, isto é, em sua mente. Assim, enquanto você está fixado no centro da ação, sua visão periférica é capaz de captar mensagens em volta da imagem. Como essa assimilação é feita de forma inconsciente, ou seja, através de nosso subconsciente, assimilamos tais mensagens sem nenhuma barreira. Não há como se defender conscientemente delas.

É assim que muitas vezes se inserem mensagens subliminares em desenhos, filmes, novelas e músicas. Geralmente as mensagens subliminares são utilizadas para induzir comportamentos e pensamentos, incutindo ideologias. É usada também como ferramenta de Marketing. Muitas vezes um produto, no fundo da tela, num filme, passa despercebido por nossa consciência, mas captamos inconscientemente sua imagem e aquele produtos e marca batem records de vendas em dias seguintes. Coincidência? Não. De um modo geral, as mensagens subliminares são utilizadas de forma prejudicial ao indivíduo, de forma não benéfica.

Apesar de passar despercebida por muitos anos, foram descobertas imagens bem explícitas no prédio onde funciona atualmente a Biblioteca Municipal da cidade de Campina Grande. Passaremos a expor um breve histórico da Biblioteca antes de prosseguirmos.

A Biblioteca Municipal de Campina Grande (Paraíba) foi criada através de uma Lei Municipal de 04 de março de 1938, tendo sido inaugurada em 09 de março deste mesmo ano, durante o mandato do Prefeito Bento Figueiredo.

Funcionou em diversos prédios até junho de 2004, incluindo a Faculdade de Administração, o porão do Teatro Municipal e o prédio do antigo Cinema II, no bairro São José.

Edifício Vereador Anézio Leão
Em 02 de julho de 2004, mudou-se para o prédio onde antes funcionava a Câmara Municipal, no Edifício Vereador Anézio Leão. Assim, podemos perceber que o prédio, quando de sua construção, não destinou-se inicialmente a sediar a Biblioteca Municipal, mas a Câmara Municipal de Vereadores.

 O interessante é observar as grades de ferro que estão por toda parte no prédio, em portões, janelas, etc. O formato dos desenhos dessas grades é que são duvidosos, remetendo a um órgão sexual masculino, conforme você pode visualizar nas figuras (vide fotos abaixo). Não conseguimos identificar o arquiteto responsável pela obra. Também não podemos afirmar se o arquiteto foi realmente o mentor do design das grades ou se apenas realizou seu trabalho cumprindo ordens, é a dúvida que não conseguimos sanar! O que você acha? Mensagem subliminar ou mera coincidência? Deixe seu comentário!

Grades Laterais
Portão de Entrada aberto e grades das janelas laterais.
Mais grades nas janelas da frente do prédio e portões da frente e lateral
(e uma cabeça que não foi cortada).


7 comentários:

  1. Certa feita, há alguns anos, voltávamos de um culto, eu e alguns parentes, eu vinha na parte de trás com mais duas pessoas e tínhamos discutido recentemente sobre esse tipo de mensagens (subliminares). Então decidimos fazer um teste, e as duas pessoas que vinham comigo no banco de trás começaram a falar muito baixo, como se cochichassem, diziam: pizza, pizza, pizza. De repente, do nada a mãe delas disse sem ter ouvido, percebido ou entendido nada do que as pessoas tinham dito, disse: "Me deu vontade de comer pizza, vamos passar numa pizzaria!"

    Se foi o efeito da "mensagem subliminar" ou não eu não sei, mas que a gente riu muito com isso, a gente riu, hehehe.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Confesso que fiquei meio perplexo ao ver essas fotografias. Afinal, não se tem como negar que as imagens formadas nos portões e janelas são, no mínimo, inusitadas! Não vi nada parecido em nenhum lugar. O prédio é antigo e quem o projetou deve ter observado o modelo do portão né. Não tenho uma opinião formada a respeito rsrs. Algo que nos trás reflexão! Só digo uma coisa, não gostaria de ter um modelo desses portões na minha casa. rs

    ResponderExcluir
  3. Kkkkkkkkkk, é verdade, são no mínimo, imagens inusitadas. Mas confesso que não acredito em mera coincidência, penso que foi algo planejado. Seus comentários serão sempre benvindos! Abraços. :D

    ResponderExcluir
  4. KKKKKKKKKK, QUEM FOI O MANÍACO (A) QUE FICOU OBSERVANDO ESSAS GRADES ATÉ CONSEGUIR VISUALIZAR O REFERIDO FORMATO?KKKK
    QUANTO A TÉCNICA QUE VC FEZ EM RELAÇÃO A PIZZA, INTERESSANTE! VOU FAZER COM MEU NAMORIDO (CASA COMIGO, CASA COMIGO, CASA COMIGO)KKKKKKKKKKK. lEGAL!
    P.S: SE FUNCIONAR, GARANTO VOLTAR AQUI P COMPARTILHAR, OK?

    ResponderExcluir
  5. Poderia ter sido qualquer pessoa com uma visão mais aguçada. O mérito da descoberta não é meu, mas poderia ter sido. O cerne da questão, porém, não é quem conseguiu identificar a imagem, mas quem e com qual intenção arquitetou tudo isso. O objetivo do blog é informativo e crítico do caso, e não do descobridor dele. Se obtiver sucesso com a tática me convide para o casamento, aguardarei o convite! Agradeço sua contribuição, abraços.

    ResponderExcluir
  6. Zózimo Guedes
    Observando mais aguçadamente,rsrs, pode-se ver o orgão sexual feminino na parte central da figura
    Nesse caso não acredito ter sido mera coincidência

    ResponderExcluir
  7. Verdade, não havia reparado. Também não acredito em coincidências. Obrigado por mais essa observação, abraços.

    ResponderExcluir

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...